Uma homenagem em vídeo e show

27/09/1997

[publicada no jornal Estado de Minas]
Evaldo Braga, o "ídolo negro", que completaria 50 anos hoje, é tema de conjunto
MÁRIO SÉRGIO

IT'S ONLY Evaido Braga: do deboche à homenagem ao ídolo popular criador de "Sorria"
EVALDO BRAGA com seu visual que marcou época

um grupo de ex-alunos e formandos do curso de Comunicação Social da UFMG realiza esta noite uma justa homenagem a Evaldo Braga, cantor popular morto num acidente de trânsito na rodovia que liga Minas ao Rio de Janeiro, em 31 de janeiro de 1973. Dono de um estilo inconfundível e considerado por muitos um dos maiores intérpretes de sua geração, Evaldo Braga estaria completando 50 anos de idade neste domingo. Marcada para 22h. no Tulipão de Santa Efigénia, a festa começa com a apresentação da banda The Jingles e tem sequência com o lançamento do grupo It's Only Evaldo Braga.

A história envolve, na verdade, a produção de um vídeo sobre Evaldo Braga, base de um projeto experimental exigido para conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG. Além de produzir este documentado sobre o artista, com material de pesquisa em bibliotecas e depoimentos de apresentadores de TV jornalistas e músicos, o grupo pretende também criar uma home page em seis idiomas na Internet.
Tudo começou quando os amigos Marcelo Mastur e Torino Braga descobriram a música de Evaldo Braga num show do grupo Veludo Cotelê ainda em 1988. Os dois ficaram vidrados no estilo brega chique do cantor e se encarregaram de conquistar novos seguidores entre os colegas de faculdade. Torino se formou em publicidade e Marcelo conseguiu o diploma de radialista, mas a semente já estava plantada.
Alunos do sexto e oitavo períodos de Comunicação Social, Armando Mendes Filho, Cristiano Abud e Rodolfo Buaiz Orasmas se juntaram a Frederico Morais de Oliveira, o Fred Jamaica, e decidiram que iriam realizar um documentado sobre Evaldo Braga como trabalho de escola, sob orientação do professor Delfim Afonso Júnior. Mas a iniciativa não ficou só nisso não. A turma foi ainda mais longe na homenagem ao "Ídolo negro".

Elegância
Com experiência anterior na área musical, o ex-aluno Torino Braga assumiu o vocal, Marcelo Mastur a locução e performance e Fred Jamaica se divide entre vocais e contrabaixo na nova banda It's Only
Evaldo Braga. ao lado de Leandro Silva (guitarra), Valter Jr. (teclados), Adilson Xiló (bateria), Marcelo Rocha (sax) e Mike Ryan (trompete). No palco, incorporam o personagem, fazendo da imitação uma reverência ao mestre da elegância e da emoção.
O repertório é até bem conhecido de quem tem mais de 35 ou 40 anos. Afinal. no começo dos anos 70, Evaldo Braga era um dos maiores nomes da musica brasileira, chegando a rivalizar com o "rei" Roberto Carlos em termos de popularidade. "Sorria. Sorria" é apenas o maior de seus sucessos. São dele também "Eu Não Sou Lixo", "Meu Delicado Drama" e "Esconda o Pranto Num Sorriso", espécies de crônicas autobiográficas.
Vale registrar, também, que Torino, Marcelo e Fred integram ainda o The Jingles, com João Basílio (teclados), Fred Vieira (guitarra e vocal), Heleno (percussão), Gustavo Coelhinho (bateria) e uma dupla de cantores formada por Daniela Luz e Anselmo Eduardo Adelmo. Este grupo faz apenas a abertura, com cerca de 40 minutos de muito humor e descontração.
41, IT'S ONLY EVALDO BRAGA
E THE 1INGLES ó Tulipão (avenida Brasil, 326). Hoje, 22h. Ingressos a R$ 5,00.